Como saber o anexo do Simples?

Atualmente, o Simples Nacional está dividido em 5 anexos:

  1. Anexo I: comércios;
  2. Anexo II: indústrias;
  3. Anexo III: prestadores de serviço;
  4. Anexo IV: prestadores de serviço;
  5. Anexo V: prestadores de serviço.

Quais o CNAE que se enquadram no anexo III?

O Anexo III do Simples Nacional enquadra atividades que vão desde serviços de manutenção, reparos e usinagem até agências de viagem, escritórios contábeis, escolas e empresas médicas, com alíquotas que variam entre 6% e 33% de acordo com a receita bruta.

Qual anexo do Simples pelo CNAE?

Tabela Completa Simples Nacional

CNAE Descrição Anexo
4635401 Comércio atacadista de água mineral I
4635402 Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante I
4637104 Comércio atacadista de pães, bolos, biscoitos e similares I
4637105 Comércio atacadista de massas alimentícias I

Como definir o anexo do Simples Nacional?

Os anexos do Simples Nacional são os agrupamentos dos negócios por segmento, como áreas de atuação. Por exemplo: indústrias, serviços de reparo e manutenção, comércio etc. Os anexos influenciam diretamente na tributação que a sua empresa terá, portanto atenção!

Como saber o anexo da minha empresa?

Para saber exatamente em qual anexo enquadrar a sua empresa é necessária uma análise detalhada da atividade exercida durante a prestação de serviços, pois um CNAE pode pertencer a mais de um anexo.

Quais CNAEs se enquadram no Simples Nacional?

CNAEs permitidos para o SIMPLES NACIONAL
9001-9/02 Produção musical
9002-7/01 Atividades de artistas plásticos, jornalistas independentes e escritores
6911-7/01 Serviços advocatícios
71.11-1-00 Serviços de arquitetura

Como saber CNAE Simples Nacional?

Para saber o código correspondente de sua empresa, é necessário consultar a tabela CNAE da atividade principal e, se existirem, das atividades econômicas secundárias. Portanto, acesse o site oficial neste endereço www.cnae.ibge.gov.br e faça a sua pesquisa.

Como saber o CNAE de um CNPJ?

Como consultar a CNAE pelo CNPJ? Para consultar a CNAE pelo CNPJ basta acessar a página “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral” da Rede Sim da Receita Federal e digitar o CNPJ que deseja realizar a busca.

Como alterar atividade no Simples Nacional?

Passo a passo

  1. Verificar se a nova atividade econômica é permitida na localidade de atuação da empresa.
  2. Adequar o objetivo da organização no contrato social do empreendimento, de acordo com a nova atividade.
  3. Fazer o registro da alteração na Junta Comercial e no órgão regulador da nova atividade.

O que mudou no cálculo do Simples Nacional?

O novo fator R No Novo Simples Nacional, cria-se uma nova relação entre folha de pagamento e faturamento, ambos relativos aos últimos 12 meses. A partir de 2018, se a folha de pagamento for maior ou igual a 28% do faturamento, sua empresa será tributada no “novo” anexo III.

Qual a tabela do Simples Nacional?

Tabela do Simples Nacional: confira a lista completa de CNAEs do Simples, seus respectivos códigos, anexos e as atividades impeditivas ao regime search search Assuntos

Por que essas atividades são impeditivas para o Simples Nacional?

Por lei, algumas atividades são impeditivas para o Simples Nacional. Desta forma, empresas que prestem essas atividades devem optar por outro tipo de regime, como o Lucro Presumido ou Lucro Real. Além das atividades listadas acima, existem outras restrições que impedem que algumas empresas optem pelo Simples Nacional.

Por que optar pelo Simples Nacional?

Apesar de ser a melhor opção de regime para os pequenos negócios, algumas empresas não podem optar pelo Simples Nacional. Por lei, algumas atividades são impeditivas para o Simples Nacional. Desta forma, empresas que prestem essas atividades devem optar por outro tipo de regime, como o Lucro Presumido ou Lucro Real.

Quando entrou em vigor o Simples Nacional?

Em janeiro de 2018, entrou em vigor uma série de alterações na Lei Complementar (LC) 123/2006, que regulamenta o regime. Entre as mudanças mais significativas está a queda do Anexo VI. Passaram a ser somente 5 anexos para subdividir as atividades na tabela do Simples Nacional.